Villefort

Você está em: Juiz de Fora (Ceasa) – MG

Televendas

(32) 3692-5300

Dicas para conservar os alimentos no Verão

Com as altas temperaturas do Verão, é muito importante ter alguns cuidados com os alimentos para evitar contaminações, intoxicação alimentar e, até mesmo, o desperdício.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas sobre como conservar melhor os alimentos durante esta estação. Bora conferir?

1. Mantenha sua geladeira limpa

Dê uma organizada na sua geladeira antes de guardar as compras. Dessa forma, você acaba com as bactérias que já estão presentes nela e evita a contaminação cruzada (quando um alimento contamina o outro por meio de superfícies, potes e utensílios). 

2. Ajuste a temperatura da geladeira

Se a região onde você mora não dá trégua para o calor, busque deixar sua geladeira entre 2° e 10° e o congelador abaixo de 0° para que os alimentos fiquem bem refrigerados.

3. Higienize os alimentos antes de guardar

Lave bem todos os ingredientes para deixá-los livres de bactérias e outros microrganismos. 

No caso das frutas, esfregue-as com uma esponja macia para não machucar a superfície. Os legumes que são mais resistentes, podem ser lavados com uma bucha. 

As folhas precisam ser lavadas em água corrente, uma por uma, e também devem ficar de molho com uma solução de água com água sanitária (uma colher de sopa para cada litro) por cerca de 10 minutos. Após esse período, devem ser enxaguadas para remover os resíduos do produto. 

Deixe os alimentos em um escorredor e seque um por um antes de armazenar, pois eles durarão mais se a umidade for removida.

4. Cuidados no armazenamento

Dê preferência aos potes de vidro porque eles são mais porosos e, dessa forma, evitam mais as bactérias.
Além disso, é importante guardar os alimentos separados uns dos outros para retardar o apodrecimento e impedir que um ingrediente contamine o outro. 

5. Congele o que for possível

Você pode congelar alguns alimentos para que eles durem por mais tempo.

No caso de vegetais como brócolis, cenoura, beterraba, entre outros, é necessário fazer um processo de branqueamento primeiro e funciona assim: depois de higienizar bem os alimentos, coloque-os em um recipiente com água fervente por cerca de 2 minutos. Em seguida, coloque-os em uma vasilha com água gelada por mais 2 minutos. Por fim, é só colocá-los no congelador.

Alimentos prontos como arroz, feijão e carne, devem esfriar antes de serem levados ao congelador. 

Vale ressaltar que não é recomendado congelar vegetais e frutas que possuem muita água, como tomate, pepino e melancia, pois a sua consistência é modificada. 

Dicas para cada tipo de alimento

Carnes

A refrigeração das carnes é muito importante, pois elas podem ser contaminadas com facilidade. Ao comprá-las, confira se a cor está avermelhada e se as embalagens estão em perfeito estado. 

Em casa, as carnes devem ficar na geladeira ou refrigerador o tempo todo até serem preparadas e, depois de descongeladas, não podem ser congeladas outra vez.

Derivados do leite

Quanto mais ar dentro da embalagem desses produtos, maior é a facilidade para os fungos e bactérias se reproduzirem. 

Por isso, se a embalagem original não possuir um sistema de fechamento, passe-os para outro recipiente que você consiga fechar completamente. 

Alimentos secos

Mantenha-os em locais secos e arejados, bem longe da umidade.

Alimentos como arroz, feijão, farinha e outros grãos, precisam estar em recipientes bem fechados. 

Peixes e frutos do mar

Talvez esses sejam os alimentos mais delicados no verão, por isso, exigem ainda mais cuidado.

Descongele-os dentro da geladeira e não demore para prepará-los. 

Com essas dicas, vai ficar ainda mais fácil curtir o Verão deixando os problemas de saúde bem longe e evitando o desperdício, não é mesmo?

E aí, curtiu as dicas? Continue acompanhando o #VilleBlog para outras dicas, receitas, curiosidades e muito mais!