5 Peixes para incluir no seu cardápio do dia a dia
Incluir os peixes na sua alimentação do dia a dia, pode ser muito bom pra saúde!
Os pescados possuem proteínas, vitaminas, minerais e gorduras "boas", como o ômega 3 - que são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Querendo saber mais sobre os tipos de peixes? Confira as propriedades de 5 espécies diferentes.
Salmão
Bastante popular entre os que apreciam a culinária japonesa, o salmão é saboroso e nutritivo. O peixe tem grande quantidade de ômega-3, substância de gorduras essenciais que fazem bem pra saúde do coração e do cérebro. Ele também é fonte de proteínas, ferro, cálcio e vitamina D. O preparo do salmão é muito versátil. Dá pra consumi-lo selado em crosta de gergelim, grelhado, acompanhado por molho de maracujá ou de alcaparras e até mesmo cru.
Merluza
A merluza é famosa por ser consumida frita. Sua carne é branca, delicada e, por isso, combina com muitos acompanhamentos. É um dos peixes mais ricos em proteínas e com pouca gordura. Ele tem alto teor de fósforo, ótimo para saúde dos ossos e dos dentes, e de potássio - excelente para recuperação dos músculos.
Bacalhau
Você sabia que o bacalhau não é exatamente um tipo de peixe? Na verdade, esse é o nome de certas espécies que passaram por um processo de salga e desidratação. A maturação confere o sabor, aroma, textura e cor tão conhecidos. Porém, não é todo peixe que pode ser bacalhau. Existem algumas espécies apropriadas, como codfish, zarbo e saithe. Entre os benefícios desse peixe estão: a redução do mau colesterol, a melhora cardiovascular, a ajuda no sistema imunológico e o auxílio no tratamento de depressão e estresse.
Atum
O atum é um peixe de águas salgadas, profundas e geladas. É muito comum ser encontrado em lata, mas também é possível achá-lo fresco. Ele contém proteínas, ômega-3, magnésio, potássio, selênio, ferro e vitaminas do complexo B. Sendo assim, é anti-inflamatório, faz bem para o sistema cardiovascular, dá mais disposição e até melhora a imunidade.
Sardinha
A sardinha é um dos peixes mais em conta no quesito preço. Ela é classificada como um peixe “gordo”, pois sua composição tem diversas gorduras boas, como o próprio ômega-3. Suas propriedades incluem as vitaminas D e B12, proteínas e cálcio, em uma quantidade maior até que no leite.
Uma dica: quando for comprar sardinha em lata, deixe escorrer bem o óleo antes de usar (isso também vale para o atum) e, então, prepare tortas e outros pratos deliciosos. A versão fresca também é saborosa e pode ser assada ou cozida em molho.
Gostou de saber mais sobre alguns tipos de peixe? Continue acompanhando o VilleBlog, para outras curiosidades, receitas, dicas e muito mais.