O inverno se aproxima e, com ele, aquela vontade de se aquecer deliciando uma taça de vinho.
O preparo dessa bebida é quase uma arte. Existem diversas técnicas e, entre elas, a escolha da uva é muito importante.
A seguir, aprenda mais sobre os 10 principais tipos de uva usados no preparo de vinhos.
Cabernet Sauvignon
Uma das uvas mais populares. Sua origem é francesa mas, apesar disso, são diversas as áreas ao redor do mundo que a produzem, basta estarem localizadas em regiões temperadas e quentes.
Em geral, a Cabernet Sauvignon produz vinhos de mesa, aqueles que acompanham bem as refeições. Eles podem ser tintos ou brancos, sendo a maioria de tom escuro. Independentemente da coloração, esses vinhos são secos.
Harmoniza com pratos de sabor intenso, como carne bovina, bacalhau e queijos fortes.
Merlot
Os vinhos do tipo Merlot, são os preferidos de quem quer trazer elegância à degustação. Suas principais características são a suavidade e a longevidade variada, que significa que o vinho pode ser de igual qualidade tanto jovem, quanto envelhecido.
O leque de opções para harmonizar com a uva Merlot é bem amplo, passando por carnes vermelhas magras, carne de porco, aves, carneiro, massas com molhos leves e também peixes como salmão e atum. Todos os tipos de queijo são excelentes harmonizações também.
Malbec
A Malbec é uma uva francesa mas que faz muito sucesso em produções vinícolas fora da França. A Argentina é, atualmente, a maior produtora dessa uva. A Malbec produz um vinho macio, bastante aromático, com leve sabor de especiarias e flores.
Sua coloração é tinta, com tons entre o vermelho e o violeta escuro, apesar de existir rosés e até espumantes feitos a partir dessas uvas. Por esse motivo, a harmonização é bastante ampla, indo desde carnes vermelhas com temperos marcantes até receitas leves e refrescantes, com vegetais e ervas.
Carménère
Apesar de ser uma fruta típica da região de Bordeaux, a Carménère não é encontrada com facilidade na cidade francesa, já que os vinhos chilenos elaborados com a cepa, são considerados os melhores do mundo.
A Carménère produz um vinho encorpado e que harmoniza bem com queijos parmesão e mussarela, azeitonas, guisado de carne, peru assado, entre outros.
Pinot Noir
A Pinot Noir é uma das uvas mais populares quando o assunto é vinho francês, admirado ao redor do mundo. Originária da Borgonha, a Pinot Noir permite a elaboração de vinhos suaves, discretos, porém únicos e com tons sofisticados.
Poucos países se arriscam a produzir esses vinhos, além da França. Por isso, é mais incomum encontrar vinhos com essa uva que não sejam do país. Harmoniza bem com risotos de cogumelos, vegetais assados e pizzas com queijo.
Syrah
A Syrah é originária do Vale do Rhône, mas também se adaptou bem a vários países fora da Europa, como a Austrália, a Argentina e o Uruguai. Essa uva produz vinhos de cor intensa, aroma rico em especiarias e defumados. Combina com carnes de aromas fortes, como javali, coelho e caça.
Tannat
A uva Tannat é cultivada no sudoeste francês, mas se adaptou bem aos terrenos uruguaios, país que se tornou o principal produtor de vinhos dessa uva. Essa cepa é usada para elaborar bebidas mais encorpadas e com bastante tanino, características que permitem que elas sejam melhores para se saborear após o envelhecimento.
Os vinhos Tannat harmonizam bem com pratos como feijoada e queijos de pasta dura, como parmesão e pecorino, ou pasta mole azuis, como roquefort e gorgonzola.
Tempranillo
A uva Tempranillo é uma cepa popular de origem espanhola, também muito usada para produzir vinhos portugueses. Quando envelhecidos em barris de carvalho, podem adquirir notas de baunilha. A Tempranillo também é utilizada para produzir bons vinhos na Argentina.
Harmoniza bem com diversos pratos: vegetais grelhados, carnes vermelhas, assados e churrasco.
Chardonnay
Essa uva, originária da Borgonha na França, é responsável por produzir os mais famosos vinhos brancos e espumantes do mundo. A cepa Chardonnay produz vinhos encorpados, porém macios e muito elegantes. Apesar de sua produção ser encontrada em outras regiões do país e do mundo, poucas apresentam o mesmo valor e sabor das receitas originais da Borgonha.
Para harmonizar a uva, podemos dizer que peixes carnudos, mariscos, moranga, milhos e batatas doces, contrastam bem com este tipo de vinho
Sauvignon Blanc
Essa é outra cepa clássica para a produção de vinhos brancos. A Sauvignon produz um vinho suave, com boa acidez e sabor discretamente herbáceo, especialmente quando produzido na França. A Nova Zelândia tem se destacado na produção de vinhos com essa uva também.
Esse tipo de vinho branco harmoniza bem com queijos frescos, comida asiática, carne de porco, aves, salmão e frutos do mar, além de massas com molhos suaves.
Se você gostou de saber mais sobre as uvas, confira também nosso conteúdo sobre tipos de vinho e continue acompanhando o VilleBlog, para receitas, dicas, curiosidades e muito mais.