Comer em restaurantes diferentes é uma delícia. Mas, pelo bem do seu bolso e da sua saúde, fazer a própria marmita é bem melhor!
Selecionar os ingredientes, prepará-los com carinho e do jeitinho que você gosta, é uma alternativa econômica que te permite conhecer melhor os alimentos que são ingeridos no seu dia a dia.
Quer saber como montar uma marmita perfeita? Confira as dicas que separamos!
Escolha uma vasilha adequada
Não coloque a comida quente direto num pote de plástico convencional!
Certifique-se que os potes não tenham BPA ou Bisfenol-A, uma substância tóxica contida no plástico. Geralmente, essa informação está presente no rótulo.
Quando em contato com a circulação sanguínea, o BPA se acumula em nosso tecido gorduroso, o que pode levar a problemas de tireoide.
Uma opção, para além das vasilhas com o plástico correto, é utilizar potes de vidro ou até mesmo potes de conserva, devidamente higienizados.
Faça uma boa combinação de alimentos
Para fazer uma combinação nutritiva, selecione alimentos de grupos diversos.
Por exemplo, você pode colocar um carboidrato (arroz, massas, inhame, batata-doce), uma proteína (ovo, carne bovina, frango, peixe) ou uma proteína vegetal (quinoa, feijões, tofu, grão de bico), juntamente com dois ou três tipos de vegetais (abobrinha, beterraba, cenoura, vagem, etc).
Não se esqueça da salada, que é importante para fornecer fibras, vitaminas e minerais. Alimentos como repolho, rúcula, brócolis, couve-flor, alface, agrião e outros, temperadas com azeite, ficam uma delícia.
Dê atenção para os alimentos de ingredientes sensíveis
No caso das saladas e misturas com molhos que levam leite e ovos, é importante ter atenção, já que são mais arriscados de consumir se não estiverem na temperatura adequada.
Coloque-os em vasilhames separados e lembre-se que, fora da geladeira, a marmita dura até duas horas e, na bolsa térmica, até quatro horas.
Mantenha os alimentos saborosos
Para deixar os alimentos bem saborosos, você pode adicionar temperos frescos, como folhas de manjericão, no momento em que for esquentá-los.
Outra boa dica é adicionar a proteína que você escolher, bem picadinha, na marmita e misturá-la com os vegetais. Assim, o alimento ficará mais saboroso e suculento.
Cuidado ao descongelar
Evite deixar a marmita descongelando em cima da pia ou em uma bolsa em temperatura ambiente. Isso favorece a proliferação de bactérias!
Lembre-se de, na noite anterior em que for almoçar a marmita, colocar o pote na geladeira e deixar a comida ir descongelando lá por, no mínimo, umas dez horas. No dia seguinte, leve a marmita na bolsa térmica para o trabalho.
E aí, gostou das dicas para montar sua marmita? Continue acompanhando o VilleBlog para outras curiosidades, receitas e muito mais.