Villefort

Você está em: Juiz de Fora (Ceasa) – MG

Televendas

(32) 3692-5300

Lixo orgânico: como descartar esses resíduos corretamente em casa?

Você já ouviu falar sobre o lixo orgânico? Sabe qual é a melhor forma de descartá-lo? Hoje, no VilleBlog, iremos indicar algumas dicas de sustentabilidade para ajudarmos o meio ambiente. 

 

O lixo orgânico é um material de origem biológica, que pode ser proveniente do meio animal ou vegetal. E as duas opções mais comuns para o seu descarte são: instalar um triturador de pia ou realizar a compostagem doméstica, sendo a última alternativa a mais sustentável atualmente. 

 

Por não fazer sujeira e reduzir a emissão de gás metano, a vermicompostagem é feita a partir da utilização de minhocas, que, além de resolver o problema com os resíduos, possibilita a construção de húmus e biofertilizantes líquidos. 

 

Mas é aí que surge a dúvida: qual composteira escolher?  

 

Existem três tipos: composteira tradicional, composteira Humi e composteira automática. Veja as suas respectivas características

 

Composteira tradicional

 

A composteira tradicional é a mais utilizada nos centros urbanos, sendo formada por três ou mais caixas empilháveis de plástico, com dimensões variando de acordo com as necessidades do morador. 

 

 

Os dois caixotes do topo são chamados de "digestores" e, a partir deles, a decomposição é feita, já que eles possuem furos exclusivos para a migração das minhocas e escoamento dos líquidos. 

 

Humi

 

O modelo de compostagem Humi também é formado por caixas digestoras e coletoras, mas possui algumas adaptações em relação ao tradicional, como: pés, rodinhas, curvatura na tampa, laterais lisas, pés adaptados e outras. 

 

 

Esse modelo era feito a partir de embalagens tetra pak pós-consumo recicladas. Mas, a partir de 2020, o material foi substituído pelo BOPP pós-industrial reciclado, com o intuito de ampliar a visibilidade sobre a reciclagem desse item, que é utilizado para produzir embalagens laminadas de bolachas e salgadinhos no Brasil. 

 

Automática

 

E, finalmente, a composteira automática é destinada aos usuários que desejam ter menos cuidados no dia a dia e chegar em um resultado satisfatório, como o produzido pelas minhocas. 

 

 

Essa máquina é capaz de processar os restos de alimentos, não apenas cascas de frutas, e transformá-los em adubo em até 24 horas, através de microrganismos já existentes dentro dela. 

 

Gostou de saber mais sobre o lixo orgânico? Já decidiu qual composteira utilizar? Continue acompanhando o VilleBlog e descubra curiosidades, receitas, dicas e muito mais.