Ingredientes como achocolatado, cacau em pó e chocolate em pó estão presentes no nosso cotidiano, seja na hora de fazer uma receita especial ou, simplesmente, misturar com o leite para beber.
Mas, você conhece a diferença entre eles? Veja a seguir as principais características de cada produto e saiba qual escolher em cada ocasião
Achocolatado
O principal componente que difere o achocolatado das outras opções, é o açúcar.
O índice de açúcar na composição dos achocolatados mais populares do mercado fica entre 70% a 90%.
Assim, podemos perceber que a quantidade de cacau no produto é baixa. A porcentagem restante é distribuída basicamente entre o fruto, aromatizantes, conservantes e outros aditivos.
Apesar do sabor delicioso, muitos confeiteiros não indicam o achocolatado para sobremesas, pois pode desequilibrar a quantidade de açúcar na receita.
Cacau em Pó
O cacau em pó é composto por 100% cacau, tem a textura mais fina, é sem açúcar e sem gorduras. Por esse motivo, é ideal para controlar a quantidade de doçura nas receitas e deixar o sabor de chocolate bem intenso, como num brownie, por exemplo.
Ele pode ser encontrado nas formas: natural ou alcalino. A principal diferença entre os dois é que o segundo passa por um processo de neutralização da acidez, pois o cacau é naturalmente ácido.
Chocolate em Pó
O chocolate em pó é o meio termo entre os outros dois tipos. Possui a proporção entre cacau (cerca de 25% a 50%) e açúcar mais equilibrada.
O ingrediente pode ser usado em receitas em que se quer o sabor mais intenso do chocolate, porém ainda mantendo um gosto mais docinho. Um brigadeiro para crianças, por exemplo.
Agora que você se aprofundou nas propriedades do achocolatado, do cacau em pó e do chocolate em pó, que tal testar uma receita com algum deles? Passe aqui no Villefort e garanta os produtos com o melhor preço.