É difícil encontrar alguém que não ame comer bolo. Seja num aniversário, na casa da vó ou num lanche da tarde com os amigos, uma fatia com a massa fofinha e molhadinha faz toda a diferença.
Você adora comer bolo mas ainda é iniciante na hora de prepará-lo? Hoje, trouxemos algumas dicas de como umedecer a massa dessa delícia e deixá-la ainda mais saborosa. Confira!
Durante o Preparo da Massa
Claras em Neve
As claras em neve são essenciais para deixar o bolo mais úmido. Além de aerar a massa, seu ponto correto influencia diretamente na textura do bolo. Não bata demais as claras até que elas fiquem muito duras, isso pode fazer com que o bolo fique ressecado e pesado.
Gorduras
Outro elemento que faz com que o bolo fique mais molhadinho é a gordura, apesar de não ser a opção mais saudável. A manteiga, por exemplo, deixa a massa mais aerada e brilhante. Já o óleo, deixa o bolo macio. Isso porque essas gorduras têm a capacidade de reter umidade.
Depois do Bolo Assado
Caldas
Uma maneira de deixar o bolo molhado é utilizar caldas com texturas mais líquidas. A calda base, por exemplo, é feita apenas com açúcar e água. Se você quiser um sabor diferenciado, é válido apostar em caldas com licor, leite de coco ou até mesmo com chocolate.
Leite
O bolo molhado com leite é uma ótima opção para deixá-lo com uma textura cremosa. Por cima da massa, ou no meio dela, faça furos com um garfo e vá regando o leite aos poucos para a perfeita penetração.
Refrigerante
O refrigerante é uma boa opção para deixar a massa do bolo molhadinha e com um toque especial (o sabor usado comumente é o de guaraná). O processo é igual ao do leite. Faça furos com garfo e regue com o refrigerante. Não exagere, caso contrário o bolo pode ficar doce demais. Para um bolo tamanho médio, 300ml de refrigerante é uma boa quantidade.
Gostou de aprender sobre como umedecer a massa do bolo? Depois conta pra gente se suas receitas deram certo!