Villefort

Você está em: Juiz de Fora (Ceasa) – MG

Televendas

(32) 3692-5300

Dia da Cerveja: conheça as principais matérias-primas da bebida

Hoje, 06/08 - primeira sexta-feira do mês de Agosto, é dia de celebrar uma das paixões nacionais: a Cerveja!

Gelada, saborosa e sempre presente em momentos festivos, a cerveja passa por um longo processo até se tornar a delícia que amamos apreciar.

A seguir, saiba mais sobre as matérias-primas que compõem a bebida.

Malte

O malte é produzido a partir da germinação parcial dos grãos de cereais, o mais comum, a cevada.

Ele é o responsável pela produção do açúcar que é fermentado e se transforma em álcool, dando sabor, cor e corpo (densidade) à cerveja. Para alguns tipos de cerveja, é comum a utilização de mais de um tipo de malte. 

Além da cevada, outros grãos podem ser usados para a produção de alguns estilos de cerveja, como trigo, milho e arroz.

 

Água

Mais de 90% da cerveja é água, por isso esse ingrediente é muito importante!

A qualidade do líquido influencia a estabilidade sensorial, a espuma e o amargor da bebida.

Porém, atualmente, existem técnicas que possibilitam os cervejeiros a adaptarem a água para produzir determinado estilo de cerveja. É possível retirar ou adicionar sais minerais, ajustar o pH, entre outras mudanças.

 

Lúpulo

O lúpulo é uma planta que se desenvolve em locais de clima frio e com bastante luz solar.

Para a cerveja, utilizamos as flores das plantas fêmeas, que possuem um formato de cone e no seu interior, abrigam a lupulina, um pó granuloso.

O ingrediente é conhecido como o “tempero da cerveja”, pois contribui com o aroma e  o amargor da bebida.

O lúpulo pode ser adicionado no início da fervura do mosto - nome dado para a cerveja antes de ser fermentada - para dar o amargor. Ou pode ser usado também no final para intensificar o aroma.

 

Levedura

A levedura, um tipo de fungo, é um dos ingredientes mais importantes da cerveja. Ela é a responsável por transformar as matérias-primas na bebida final que consumimos, através da fermentação. A levedura é quem vai transformar os açúcares liberados pelos grãos, após o processo de malteação, em álcool e gás carbônico.

Essencialmente, existem dois tipos de levedura cervejeira: as de alta fermentação (ALE) e as de baixa fermentação (lagers).

Gostou de conhecer as matérias-primas da cerveja? Confira também dicas para preparar o drink perfeito e continue acompanhando o VilleBlog para mais conteúdos sobre dicas, receitas e muito mais.