Está começando a se aventurar no mundo dos Pratos Saudáveis? Já podemos te adiantar: é um caminho sem volta. A partir do momento em que você sente os benefícios, é difícil querer parar. Agora, vamos aprender a montar uma refeição rica em nutrientes? Bora lá!
O segredo é o equilíbrio
Pra começar a falar sobre Alimentação Saudável, é preciso abordar a necessidade que o nosso corpo tem de receber os nutrientes certos, nas quantidades adequadas. Assim, um Prato Equilibrado deve conter:
Carboidratos: arroz, batata, mandioca, milho ou macarrão;
Proteínas Animais: carne magra, frango, peixe ou ovos;
Proteínas Vegetais: grão-de-bico, arroz integral, feijão ou lentilha;
Gorduras: óleo pra preparar os alimentos ou azeite pra salada;
Vitaminas, minerais e fibras: hortaliças, cruas e cozidas, ou frutas.
Assim, sabendo os alimentos que pertencem a cada grupo alimentar, fica muito mais fácil escolher o que comer.
Como escolher os alimentos pro almoço e jantar?
Divida o seu prato em quatro partes: as duas primeiras (50% do prato) ficam destinadas pra salada (verduras e legumes), a terceira (25% do prato) fica reservada pro carboidrato e a parte que restou (25%) deve ser dividida entre proteína animal e vegetal.
.
E na hora da sobremesa?
Depois de todas essas dicas, você ficou se perguntando o que fazer na hora que der vontade de comer uma torta ou um bolo? Nada de passar vontade. Por aqui, tudo é feito com base no equilíbrio e na moderação. Então, quando der vontade daquele doce, consuma-o de forma balanceada e seja feliz.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o VilleBlog e descubra curiosidades, receitas, dicas e muito mais!