Villefort

Você está em: Juiz de Fora (Ceasa) – MG

Televendas

(32) 3692-5300

Como conservar os alimentos corretamente?

Você sabia que a maioria dos casos de intoxicação alimentar são causados por alimentos estragados e mal higienizados? Os produtos perecíveis, os laticínios e as carnes estão entre as opções mais fáceis de deteriorar e requerem uma atenção redobrada na hora da sua conservação. Os alimentos já cozinhados e preparados onde as sobras vão para o refrigerador, também requerem muita cautela na hora de serem preservados. Por isso, trouxemos algumas dicas de como evitar o desperdício e a forma correta de organizar a sua comida. 

  1. Higienize sua geladeira, os alimentos e os armários

O refrigerador e as prateleiras dos armários são responsáveis por conservar e armazenar os alimentos. São lugares propícios para uma contaminação cruzada. Por isso, higienize pelo menos 1x por semana para evitar o acúmulo de sujeiras, fungos e bactérias.

Além disso, é de extrema importância que você higienize os alimentos adquiridos no supermercado antes de guardá-los. Normalmente as frutas e os legumes, ficam em exposição e devem ser higienizados antes do seu consumo ou de serem armazenados. 

Por isso, limpe-os bem com a mistura de 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária (2 a 2,5% de cloro ativo) por 10 minutos. Em seguida, lave com água corrente e deixe secar naturalmente. 

  1.  Evite armazenar comida por muitos dias

Os alimentos sem proteção, descobertos ou destampados podem causar contaminação biológica e atrair formigas, moscas e baratas. Para isso, opte pela utilização de acessórios como as vasilhas com tampas, fruteiras com proteção ou sacos com lacres para evitar a exposição dos alimentos ao ambiente externo. 

Para evitar uma contaminação nas sobras dos seus alimentos, os mesmos devem ser armazenados fechados, lacrados e refrigerados a todo momento. Além disso, na hora do consumo, deve-se esquentar apenas o que será consumido no momento. Lembre-se que quanto mais tempo sua comida ficar sem refrigeração, mais rápido ela irá estragar. 

  1. Atenção aos alimentos que não devem ficar sem refrigeração

Leites, carnes e iogurtes são alimentos que podem causar intoxicação alimentar quando mal armazenados. As carnes, por exemplo, são alimentos que se deterioram rapidamente quando mal conservados por conta das bactérias presentes em sua composição que, em contato com temperaturas mais elevadas, levam a reprodução acelerada desses micróbios. 

Já os laticínios como o leite e o iogurte, apresentam em sua composição os lactobacilos e probióticos, que morrem em um ritmo acelerado quando não são refrigerados adequadamente, deixando o alimento azedo e não favoráveis para o consumo. Por isso, fique atento às datas de validade e a conservação dos mesmos.  

  1. Separe os alimentos por categorias 

Imagem: www.consul.com.br

Separar os seus produtos por categorias nos armários e na geladeira é uma ótima tática para evitar futuras sujeiras e contaminações cruzadas. Coloque os líquidos em prateleiras inferiores, evitando o respingo e vazamento dos mesmos. Além de isolar os produtos com aromas fortes, como os de limpeza e higiene pessoal, em armários específicos e longe de frutas, legumes e até embalados como arroz e feijão. 

Gostou das informações? No #VilleBlog, você encontra as melhores dicas, receitas e muito mais para o seu dia a dia.